sexta-feira, 6 de junho de 2014

Tipos de Exercícios

Diminuir a massa gorda é saudável; entretanto, aumentar a massa magra é saudabilíssimo.

Aptidão Física e Saúde
É indiscutível que o principal objetivo de grande parte dos praticantes de alguma atividade física é a manutenção e otimização da saúde. Está claro que o exercício moderado proporciona benefícios para todos os sistemas fisiológicos, melhorando a saúde e ainda promovendo a autoestima, pois aumenta a força e resistência geral e muscular localizada, que termina por melhorar a aptidão física, para realização de tarefas simples do cotidiano, como:
  • carregar uma sacola de feira, quitanda ou mercado;
  • conduzir com conforto uma criança de colo;
  • ajudar um colega com o carro sem gasolina;
  • dar um pique para pegar o ônibus; etc.

Aptidão Física e Desempenho Motor
Com uma melhor aptidão física, o praticante de exercícios também pode obter maior qualidade no desempenho da modalidade esportiva ou recreativa preferida.
  • Para aquele jogo de futebol no fim de semana;
  • aquela partidinha de vôlei ou handebol no parque;
  • o basquete, street ball, jogo de 21 ou relógio no churrasco do clube;
  • biribol na piscina;
  • frescobol ou peteca na praia; etc.
Os exercícios físicos estimulam o aumento do tônus muscular, melhorando sua aparência e função. Para que os benefícios descritos acima, bem como outros inúmeros bons resultados da prática de atividades físicas sejam adquiridos, é necessário que os exercícios sejam praticados de modo sistemático, com uma frequência de, pelo menos, 2 vezes por semana. Os exercícios físicos apenas podem ser considerados como uma sessão de treinamento após 4 semanas de prática, com variações pré-determinadas de volume, intensidade e frequência, observando-se os valores na relação destas três variáveis.


Em quais intensidades os exercícios são mais eficientes, quando o objetivo principal é o emagrecimento? Qual o melhor volume para cada sessão?

 Exercício moderado, com longa duração... será mesmo o melhor tipo de atividade física?

Espere!


Há algum tempo, o consumo de oxigênio em excesso após o exercício, termo abreviado em inglês como EPOC, era considerado pouco significante para a perda de peso.
Atualmente, diversos estudos confirmam que o descrito acima era engano, pois o famigerado EPOC tem se demonstrado fundamental num programa de treinamento para emagrecimento. O grande fundamento disto chama-se diminuição do quociente respiratório (QR), pois uma pessoa com QR menor consome mais energia na forma de gordura, em repouso. Para conseguir estes resultados, o praticante de atividade física deve alterar a intensidade e volume dos seus exercícios. Deve fazer exercícios de alta intensidade e curta duração.
Os resultados são realmente fantásticos.

Muitas pessoas têm perguntado se o programa Queima de 48 Horas
funciona. Ele responde o seguinte: "O sistema não só funciona, como eu tenho observado algumas médias de perda de peso.
  • Quem tem um pouco de gordura localizada, a média de peso perdida com o sistema é de 6kg em 8 semanas.
  • Para pessoas com sobrepeso, a média tem sido de 10kg a 11kg em 8 semanas.
  • Para pessoas obesas, a média fica em torno de 17kg a 18kg nas mesmas 8 semanas."

O melhor método para obter os resultados esperados, o mais rápido possível

A individualização no prescrever e ministrar os exercícios físicos e/ou treinamentos é imprescindível para a otimização dos resultados, pois uma pessoa é diferente de outra e necessita de treinamento específico. Este princípio, somado aos outros deve ser observado para que cliente e profissional de educação física possam atingir os objetivos no seu máximo grau. Somente com o atendimento personalizado é possível extrair o máximo do potencial de professor e aluno, sempre fundamentados nas inovações, divulgadas nos mais atuais estudos acadêmicos.
Contrate um treinador focado nas tendências de mercado e que procura sempre a base científica, para somar ao seu dinamismo, maturidade, carisma e vasta experiência, a busca pela excelência dos resultados no trabalho profissional.



Adauto F. Salgado
Prof. Educação Física
Fisiologista
CREF 026384-G

Personal Training